Estatuto do Desarmamento (Folha 5)

Assunto: Lei Federal nº 10.826/2003 – Lei de Armas / Estatuto do Desarmamento

Quantidade de Questões: 50

Tipo de Gabarito: Simples + Comentado

Última Atualização: Maio/22

Sumário de Questões
(MPE-SP/2017) 41. A guarda de arma desmuniciada, de uso permitido, em sua própria residência, constituirá crime
 
A na hipótese de a arma, em exame pericial, se mostrar apta a efetuar disparo.
B na hipótese em que, na residência, houver disponibilidade de munição compatível com a arma apreendida.
C se o implicado não possuir licença para o porte da arma apreendida.
D caso o implicado não possua o registro de propriedade válido da arma.
E se a residência estiver situada em área urbana.
 
(FCC/2017) 42. M.S, menor de 12 anos, apoderou-se da arma de fogo calibre 38 que estava em sua residência, de propriedade da Guarda Civil Metropolitana do Município X, e disparou contra dois colegas durante uma aula, por vingança. Ambos os colegas faleceram. Seu pai, Bruno, que exercia atividades de guarda civil metropolitano, tinha a posse do aludido armamento em razão de suas funções e não adotou a devida cautela para impedir o acesso do menor ao armamento. Considerando a Lei n° 10.826/2003, no tocante a posse do armamento, Bruno, sem prejuízo de outras sanções, estará sujeito ao crime de
 
A omissão de cautela.
B homicídio culposo na condição de partícipe.
C homicídio doloso na condição de partícipe.
D conduta atípica.
E incitação ao crime praticado pelo menor.
 
(FGV/2016) 43. De acordo com o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), assinale a afirmativa correta.
 
A A aquisição de munição no calibre correspondente à arma registrada é ilimitada, mas, em outro calibre, a quantidade deve ser registrada.
B A empresa que comercializa arma de fogo em território nacional é obrigada a comunicar a venda à autoridade competente.
C A empresa que comercializa armas de fogo e acessórios responde legalmente por essas mercadorias que, mesmo depois de vendidas, ficam registradas como de sua propriedade.
D A empresa que comercializa arma de fogo em território nacional está desobrigada a manter banco de dados com as características das armas vendidas.
E A comercialização de armas de fogo, acessórios e munições entre pessoas físicas obedece à lei da oferta e da procura e de autorização do SINARM.
 
(FUNCAB/2014) 44. De acordo com a Lei n° 10.826/2003, Estatuto do Desarmamento, aquele que, em via pública, porta arma de fogo de uso permitido com numeração suprimida responde:
 
A como incurso nas penas do crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, disposto no artigo 14 do referido Estatuto.
B como incurso nas penas do crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, disposto no artigo 16 do referido estatuto.
C como incurso nas penas do crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, disposto no artigo 12 do referido Estatuto.
D como incurso nas penas do crime de disparo de arma de fogo, disposto no artigo 15 do referido Estatuto.
E como incurso nas penas do crime de omissão de cautela, disposto no artigo 13 do referido Estatuto.
 
(FUNIVERSA/2015) 45. Quem vender, entregar ou fornecer, ainda que gratuitamente, arma de fogo, acessório, munição ou explosivo a criança ou adolescente, segundo o Estatuto do Desarmamento, incide nas penas do crime de:
 
A disparo de arma de fogo.
B omissão de cautela.
C porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
D posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
E posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
(CS-UFG/2017) 46. Dentre os crime tipificados na Lei n. 10.826/2003, é de menor potencial ofensivo o crime de
 
A omissão de cautela.
B posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
C porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
D disparo de arma de fogo.
E comércio ilegal de arma de fogo.
 
 
(NC-UFPR/2014) 47. A respeito do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), assinale a alternativa correta.
 
A O delito de disparo de arma de fogo (art. 15) é um crime culposo.
B O crime de omissão de cautela (art. 13) se configura quando o possuidor ou proprietário deixa de observar as cautelas necessárias para impedir que menor de 14 (quatorze) anos se apodere de arma de fogo.
C O porte compartilhado de arma de fogo é circunstância legalmente prevista como agravante da pena.
D Para efeito de tipificação dos crimes do Estatuto do Desarmamento, as réplicas e simulacros de armas de fogo nunca se equiparam às armas de fogo.
E É constitucional a insuscetibilidade de liberdade provisória no delito de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (art. 16).
 
(NUCEPE/2014) 48. Dentre as alternativas sobre o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826), marque a alternativa CORRETA.
 
A É obrigatório o registro de arma de fogo no departamento de Polícia Federal e no Ministério do Exército.
B Somente é possível adquirir arma de fogo no Brasil os integrantes das forças armadas e das guardas municipais.
C Perde a autorização de porte de arma de fogo, o portador dela, que for detido sob efeito de substâncias químicas ou alucinógenas.
D Não há qualquer ilicitude possuir arma de fogo sem registro, desde que seja na sua residência.
E A empresa, no Brasil, que comercializa arma de fogo não poderá comunicar a venda daquele produto as autoridades competentes, pois é fato sigiloso.
 
(FUNDAÇÂO-SOUSANDRADE/2012) 49. De acordo com o Estatuto do Desarmamento, a Expedição de Autorização de Compra de Arma de Fogo após preenchidos os requisitos da lei, assim como a Autorização para Comercialização de Armas De Fogo, acessórios e munições entre pessoas físicas, são de competência do:
 
A Departamento de Polícia Federal e SINARM, respectivamente.
B SINARM e Departamento de Polícia Federal, respectivamente.
C Departamento de Polícia Federal.
D SINARM.
E Departamento de Polícia Federal e Exército, respectivamente.
 
(FCC/2014) 50. É competência do Sistema Nacional de Armas – SINARM, entre outras.
 
A conceder autorização do porte de armas aos cidadãos estrangeiros.
B conceder autorização para o porte de arma de fogo de uso permitido, em todo o território nacional.
C observar as condições de uso e de armazenagem das armas de fogo utilizadas pelos empregados das empresas de segurança privada e de transporte de valores.
D cadastrar as armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no País.
E disciplinar forma e as condições do credenciamento de profissionais pela Polícia Federal para comprovação da aptidão psicológica e da capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo.
Gabarito Simples
41. D
42. A
43. B
44. B
45. E
46. A
47. D
48. C
49. D
50. D
Gabarito Comentado
41. Art. 12, Lei 10.826/03 – Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa.
 
42. Omissão de cautela – Art. 13. Deixar de observar as cautelas necessárias para impedir que menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa portadora de deficiência mental se apodere de arma de fogo que esteja sob sua posse ou que seja de sua propriedade.
 
43. Art. 4º, § 3º, da Lei nº 10.826/2003, “A empresa que comercializar arma de fogo em território nacional é obrigada a comunicar a venda à autoridade competente, como também a manter banco de dados com todas as características da arma e cópia dos documentos previstos neste artigo”.
 
44. A conduta corresponde, nos termos do inciso IV, § 1º, do artigo 16, da Lei nº 10.826/2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento, ao crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
 
45. Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito – Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar: V – vender, entregar ou fornecer, ainda que gratuitamente, arma de fogo, acessório, munição ou explosivo a criança ou adolescente.
 
46. Os crimes de menor potencial ofensivo são aqueles a que a lei comine pena máxima não superior a 2 anos, cumulada ou não com multa, de acordo com o art. 61 da Lei 9.099/95.
 
47. Não há dispositivo na Lei nº 10.826/03 que equipare réplicas e/ou simulacros de armas de fogo às armas de fogo. Essas réplicas possuem poder intimidatório porém não contêm a mesma capacidade lesiva que possui uma arma de fogo verdadeira.
 
48. Art. 10º A autorização para o porte de arma de fogo de uso permitido, em todo o território nacional, é de competência da Polícia Federal e somente será concedida após autorização do SINARM. § 2º A autorização de porte de arma de fogo, prevista neste artigo, perderá automaticamente sua eficácia caso o portador dela seja detido ou abordado em estado de embriaguez ou sob efeito de substâncias químicas ou alucinógenas.
 
49. Art 4º § 1º O Sinarm expedirá autorização de compra de arma de fogo após atendidos os requisitos anteriormente estabelecidos, em nome do requerente e para a arma indicada, sendo intransferível esta autorização. § 5º A comercialização de armas de fogo, acessórios e munições entre pessoas físicas somente será efetivada mediante autorização do Sinarm.
 
50. Art. 2º Ao Sinarm compete: II – cadastrar as armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no País.
Sumário de Questões